Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2008

Início da primeira etapa de trabalho

   Tal como nos comprometemos no post anterior, começámos, no dia 10 de Janeiro, por fazer o levantamento dos espaços verdes de Aveiro. Deste modo, visitámos:

  • Parque da Baixa de Santo António:

  • Parque Infante D. Pedro/Parque Municipal:

  

 

  • Parque da Fonte Nova:

 

  

  Seguidamente forneceremos informações sobre cada um deles.

 


Parque Municipal e Baixa de Santo António:

 

    «O  "parque municipal" ou "parque da cidade" - em que se honra o emérito senhor de Aveiro que foi o infante-regente D. Pedro - foi sobretudo organizado a partir de 1862, graças ao empenhamento de Manuel Firmino da Maia, partindo de área que ao convento franciscano de Santo António pertencia. Na verdade, "a cerca" conventual espraiava-se sobre a ribeira que, vindo de Aradas, se encaminhava para o Alboi, contornando pela direita as muralhas da cidade que se ofereciam ao visitante sobre a alta colina. Desse espaço da antiga cerca, com construções de pendor romântico como a fonte sob a escadaria monumental e esta mesma, aproveitou-se a ribeira para criar um cenário de lagos e fontes com algum envolvimento de vegetação nem sempre luxuriante como se pretendia. De resto, se épocas houve em que o "parque" mais parecia entregue a si próprio, também outras existiram em que se deu particular atenção a este espaço verde, destacando-se, em baixo, a avenida das tílias, e em cima o "jardim".

 

    Este foi, pelas primeiras décadas de 1900, espaço mimado e animado da sociedade aveirense (quando era "chic" passear no jardim), com festas populares, bailes e sessões musicais, "verbenas" de fins caritativos... como o testemunha ainda o belo coreto em ferro da tardia arte nova. Aqui se evocam igualmente algumas figuras da vida aveirense, com relevo para Magalhães Lima.

 

    Já pelos meados da década de 80, tornou-se evidente a necessidade de alargamento deste "pulmão verde", aproveitando a funda ribeira da Baixa de Santo António que, arroteada, veio permitir o prolongamento do parque, ainda que cortado ao meio por artéria de intenso movimento. Neste espaço se implantaram, então, alguns campos de jogos sem grandes movimentos de desportistas, como convém, pela sensibilidade do espaço criado.»

 

Fonte: http://aveirana.doc.ua.pt/pidpedro.htm

 

Parque da Fonte Nova

 

    Este parque é um dos mais recentes de Aveiro. Anteriormente constituía o espaço onde se realizavam todas as feiras em Aveiro. Depois, estas passaram a realizar-se no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

   Assim, ficando esse espaço desocupado, foi usado como uma zona de acolhimento e de apoio ao EURO 2004. Quando este acabou transformaram-no numa zona verde, que inclui zonas para a prática de desporto.

 

Parque Infante D.Pedro

 

O parque Municipal deve-se ao dinamismo de Manuel Firmino da Maia e começou a ser construído a partir de 1862, aproveitando a grande plantação de árvores que os franciscanos ali haviam feito em terrenos vizinhos do convento e sua propriedade, desde 1672.

Muitos anos se passaram e mais precisamente no dia 26 de Junho de 1927 o Parque da cidade foi inaugurado com uma grandiosa e brilhante festa  como reportou o jornal "O Democrata" de 2 de julho de 1927. Nesta data fora assim concretizado o projecto do Dr. Lourenço Peixinho que tinha adquirido a antiga Quinta do Germano para a transformar no Parque da cidade. Contíguo ao Jardim Público, este local era caracterizado como uma mancha destoante. Contudo apesar de opiniões desfavoráveis de alguns opositores políticos na altura, o Drº Lourenço Peixinho havia conseguido transformar aquele vale pantanoso e improdutivo num espaço verde, atractivo e de lazer que se mantém actualmente, constituindo o principal pulmão verde da cidade. O nome dest e Parque homenageis o Infante D.Pedro, filho de D. João I, que este fez Duque de Coimbra, Senhor de Montemor-o-Velho e Aveiro.

 

Fonte:Neves, A.,1984. Aveiro história e Arte. Aderav (Associação de Defesa do Património Natural e Cultural da região de Aveiro)


  

publicado por madeinaveiro às 10:50
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De aveironosso a 18 de Janeiro de 2008 às 13:13
Bom dia!
Não encontrámos o vosso mail, deixamos aqui o nosso "recado":

Somos um grupo do 12º ano de área de projecto que também está a participar no concurso "Cidades Criativas" como vocês :) o nosso blogue é www.aveironosso.blogs.sapo.pt , andamos na Escola Secundária de José Estêvão.
O nosso tema é "Cultura e Lazer" e para envolver a comunidade, pensámos numa espécie de conferência/debate com os grupos que estão a tratar esta área (ou que acham que podia ser do vosso interesse) e duas figuras públicas da cidade para nos apoiarem!
Se acham a ideia interessante e tem algumas sugestões contactem-nos atraves deste mail (aveironosso@gmail.com)
Contamos com o vosso apoio ;)

www.aveironosso.blogs.sapo.pt

"Aveiro é Nosso!"
Francisco Martinho
Daniel Coimbra
Maria João Ribeiro
Susana Ferreira

Comentar post

{visitas

{Participa!


Get your own Poll!

{mais sobre nós

{pesquisar

{Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

{posts recentes

{ Ponto de situação:

{ Um dia no Parque!

{ 11 de Maio, no Parque Inf...

{ Dinamizar o Parque por um...

{ Video de apresentação

{ Regresso às Cidades Criat...

{ Avaliação de AP do 2º Per...

{ AUTO AVALIAÇÃO

{ Visita à SIMRIA...

{ Trilho do Parque Municipa...

{arquivos

{ Maio 2008

{ Abril 2008

{ Março 2008

{ Fevereiro 2008

{ Janeiro 2008

{ Dezembro 2007

{ Novembro 2007

{ Outubro 2007

{tags

{ todas as tags

{links

{pesquisar

blogs SAPO

{subscrever feeds