Terça-feira, 9 de Outubro de 2007

Secção 9 - primeira loja de BD em Aveiro!

   

 

Abriu na semana passada e já tem clientes habituais. E também já vai tendo dos outros, que entram para ver o que é e folheiam e fazem perguntas. A Secção 9 é a primeira loja inteiramente dedicada à banda desenhada em Aveiro e vem preencher uma lacuna que havia no mercado. «Achámos que havia espaço para esta loja».

 

Porque não havia nenhuma. E porque é melhor do que abrir outra loja qualquer. «Pelo menos não abrimos uma loja de roupa» - brinca um. «Ou uma óptica!» - atira o outro. «Pode ser um risco abrir uma loja, mas esta pelo menos é um risco original», concordam. João Brandão e Nuno Sarabando são os proprietários da Secção 9, a única loja especializada em banda desenhada que existe em Aveiro.

 

A Secção 9 abriu a semana passada no Bairro do Liceu. Já vai tendo clientes habituais, como o rapaz que folheia os ‘comics’ americanos na estante da entrada. Para já vêm os fãs de BD, mas não é só para estes que a loja está virada. «É para o público casual», explicam os proprietários. «Tivemos a preocupação de criar um espaço agradável, acolhedor. Não é escuro como a maioria das lojas de BD, que parecem ‘uma cova’, onde quem não é do meio nem se sente bem», dizem.


Aqui não é assim. O espaço é amplo, tem sofás que convidam a ficar um pouco mais, ler o que não se pode comprar, conversar com quem por aqui passa, pedir uma opinião. Também tem mesas para jogos de cartas coleccionáveis, tipo ‘Magic’. «Modéstia à parte, a loja está bonita», diz o Nuno, de braço apoiado sobre o estirador onde descansam alguns esboços.

  

 

Este jovem ilustrador aproveita o tempo que passa na loja para desenhar. «Antes trabalhava em casa, agora trabalho aqui. Dá para conciliar», garante. Nuno Sarabando já fez a animação de vários filmes no estúdio de animação de Avanca e ganhou o prémio «Central Comics» para a melhor BD curta não publicada em álbum, no ano passado. Trabalha como freelancer desde que terminou a licenciatura, em 2003.

Colegas do curso de Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro, os dois sócios já tiveram uma BD conjunta na Internet e, no momento, têm outra que será publicada em breve numa revista especializada em cartas coleccionáveis. «Eu escrevo, ele ilustra», conta o João.

Para João Brandão, ir para o trabalho deixou de ser um problema. «Não me aborrece vir para a loja. Já para o meu emprego anterior...», diz, confessando o enfado. «É mesmo melhor ter o próprio negócio do que estar a trabalhar para os outros», conclui.

 

«Há BD para todos»

 

Nas estantes da Secção 9 encontra-se de tudo. Do Super Homem ou do Capitão América à Mafaldinha do Quino. De Neil Gaiman a Frank Miller e à manga japonesa. «Não temos só o que é moderno, também temos clássicos das décadas de 70 e 80, manga para os mais jovens, BD americana para o público na casa dos 30... Tentamos ser o mais abrangentes possível», explicam os proprietários.

 

 

O público de BD é de todas as faixas etárias.Quem não conhece, porém, não pensa assim. «A BD está conotada como uma coisa de crianças, com os Patinhas, ou parece que são só histórias de super-heróis, e não é assim», garantem. «Há BD para todos».

 

«A BD para jovens adultos é o que, à partida, vende mais», dizem. Estas «são histórias com temáticas mais adultas, mas sempre com um pouco de fantástico ou de ficção científica». Para além destas, «a manga também vende bem».

 

Uma mais-valia clara para os leitores é a possibilidade de encomendar o que não existe na loja, através do ‘Previews’. «É um catálogo que sai com dois meses de antecedência com o que vai ser publicado, e as pessoas podem encomendar». É vantajoso para a loja, que não pode ter tudo nas estantes, e para os leitores que estão à espera de alguma coisa específica. «Nós mandamos vir».

Para o futuro, não faltam ideias. «Os jogos de tabuleiro e os jogos de miniaturas são o próximo passo». Para os leigos, estes são jogos de recriação de batalhas com miniaturas, algumas pintadas ou retocadas pelos próprios jogadores. «Também vamos preparar workshops de ilustração com artistas nacionais», acrescenta o Nuno. «Ou internacionais, se alguma editora ajudar!», remata o João.

 

Contactos: 

Aberto de Segunda a Sábado, das 10 às 20h.
Telefone: 234 108 914
Website:
www.seccao9.pt

 

Fonte: http://www.galeria.aveiro.co.pt/noticia.aspx?id=70505.

tags:
publicado por madeinaveiro às 16:52
link do post | comentar | favorito
|

{visitas

{Participa!


Get your own Poll!

{mais sobre nós

{pesquisar

{Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

{posts recentes

{ Ponto de situação:

{ Um dia no Parque!

{ 11 de Maio, no Parque Inf...

{ Dinamizar o Parque por um...

{ Video de apresentação

{ Regresso às Cidades Criat...

{ Avaliação de AP do 2º Per...

{ AUTO AVALIAÇÃO

{ Visita à SIMRIA...

{ Trilho do Parque Municipa...

{arquivos

{ Maio 2008

{ Abril 2008

{ Março 2008

{ Fevereiro 2008

{ Janeiro 2008

{ Dezembro 2007

{ Novembro 2007

{ Outubro 2007

{tags

{ todas as tags

{links

{pesquisar

blogs SAPO

{subscrever feeds