Quarta-feira, 9 de Janeiro de 2008

"Era Uma Vez Em Aveiro"

   No passado dia 9 de Janeiro, o Museu de Aveiro foi o palco escolhido para a apresentação e divulgação do site “Era uma vez em Aveiro”. Esta actividade contou com a realização de uma peça de teatro interactivo em que retratava uma cena da vida quotidiana no convento no séc. XV. Esta iniciativa foi dirigida a algumas turmas do ensino básico que, como o grupo “Made In Aveiro”, se deslocaram ao Museu.
   www.eraumavezemaveiro.com é o site produzido pelo Museu de Aveiro em colaboração com os municípios de Aveiro, Vagos e Oliveira do Bairro.

   Destinado ao público infantil e juvenil, o site inclui uma visita virtual aos sécs. XV e XVI, na qual personagens animadas e diálogos divertidos dão a conhecer a vida no convento e as suas relações com os territórios que o sustentavam, a Quinta de Ouca, as salinas, o Casal de Requeixo e a Vila de Aveiro. Vários jogos podem ser acedidos durante o percurso da visita virtual.

   O site contém ainda um módulo “saber mais” destinado a aprofundar conhecimentos. Neste módulo, onde a informação surge organizada em categorias que facilitam a pesquisa da informação, são dadas a conhecer várias personagens de destaque, edifícios, sítios de interesse histórico, lendas e tradições locais, curiosidades, entre outros. Finalmente está ainda disponível um glossário e um fórum de discussão.
   O site resultou de uma candidatura ao Programa Aveiro Digital, programa este inserido no eixo prioritário do Portugal Digital/ Cidades Digitais contemplado no POSI (Programa Operacional da Sociedade de Informação).
   O Projecto, iniciado em Fevereiro de 2005 e com uma duração prevista de dois anos, teve um orçamento inicial de 60.007 €. Contudo, em virtude do seu exemplar desempenho técnico e financeiro, este valor foi reforçado tendo ficado com um orçamento global de 77.607€. 
.
............   
.

Objectivos
 
O projecto teve como objectivo a valorização da história e herança patrimonial locais e a criação de novos recursos educativos informáticos ligados aos conteúdos dos vários espaços e núcleos museológicos dependentes das instituições participantes no projecto (Museu de Aveiro, EcoMuseu da Marinha da Troncalhada, Museu Etnográfico de Requeixo, Freguesia de Ouca e Museu da Palhaça).
A concepção e realização do software informático foram asseguradas pela empresa Mental Factory.

Apesar de concluído o projecto, o site encontra-se ainda em fase de finalização, estando para breve a introdução de vozes na visita virtual e a tradução do site para língua inglesa.

  

publicado por madeinaveiro às 11:09
link | favorito
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

{mais sobre nós


{ ver perfil

{ adicionar como amigos

. 10 seguidores

{pesquisar

{Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

{posts recentes

{ Ponto de situação:

{ Um dia no Parque!

{ 11 de Maio, no Parque Inf...

{ Dinamizar o Parque por um...

{ Video de apresentação

{ Regresso às Cidades Criat...

{ Avaliação de AP do 2º Per...

{ AUTO AVALIAÇÃO

{ Visita à SIMRIA...

{ Trilho do Parque Municipa...

{arquivos

{ Maio 2008

{ Abril 2008

{ Março 2008

{ Fevereiro 2008

{ Janeiro 2008

{ Dezembro 2007

{ Novembro 2007

{ Outubro 2007

{tags

{ todas as tags

{links

{pesquisar

blogs SAPO

{subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub