Tal como nos comprometemos no post anterior, começámos, no dia 10 de Janeiro, por fazer o levantamento dos espaços verdes de Aveiro. Deste modo, visitámos:
Seguidamente forneceremos informações sobre cada um deles.
Parque Municipal e Baixa de Santo António:
«O "parque municipal" ou "parque da cidade" - em que se honra o emérito senhor de Aveiro que foi o infante-regente D. Pedro - foi sobretudo organizado a partir de 1862, graças ao empenhamento de Manuel Firmino da Maia, partindo de área que ao convento franciscano de Santo António pertencia. Na verdade, "a cerca" conventual espraiava-se sobre a ribeira que, vindo de Aradas, se encaminhava para o Alboi, contornando pela direita as muralhas da cidade que se ofereciam ao visitante sobre a alta colina. Desse espaço da antiga cerca, com construções de pendor romântico como a fonte sob a escadaria monumental e esta mesma, aproveitou-se a ribeira para criar um cenário de lagos e fontes com algum envolvimento de vegetação nem sempre luxuriante como se pretendia. De resto, se épocas houve em que o "parque" mais parecia entregue a si próprio, também outras existiram em que se deu particular atenção a este espaço verde, destacando-se, em baixo, a avenida das tílias, e em cima o "jardim".
Este foi, pelas primeiras décadas de 1900, espaço mimado e animado da sociedade aveirense (quando era "chic" passear no jardim), com festas populares, bailes e sessões musicais, "verbenas" de fins caritativos... como o testemunha ainda o belo coreto em ferro da tardia arte nova. Aqui se evocam igualmente algumas figuras da vida aveirense, com relevo para Magalhães Lima.
Já pelos meados da década de 80, tornou-se evidente a necessidade de alargamento deste "pulmão verde", aproveitando a funda ribeira da Baixa de Santo António que, arroteada, veio permitir o prolongamento do parque, ainda que cortado ao meio por artéria de intenso movimento. Neste espaço se implantaram, então, alguns campos de jogos sem grandes movimentos de desportistas, como convém, pela sensibilidade do espaço criado.»
Fonte: http://aveirana.doc.ua.pt/pidpedro.htm
Parque da Fonte Nova
Este parque é um dos mais recentes de Aveiro. Anteriormente constituía o espaço onde se realizavam todas as feiras em Aveiro. Depois, estas passaram a realizar-se no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.
Assim, ficando esse espaço desocupado, foi usado como uma zona de acolhimento e de apoio ao EURO 2004. Quando este acabou transformaram-no numa zona verde, que inclui zonas para a prática de desporto.
Parque Infante D.Pedro
O parque Municipal deve-se ao dinamismo de Manuel Firmino da Maia e começou a ser construído a partir de 1862, aproveitando a grande plantação de árvores que os franciscanos ali haviam feito em terrenos vizinhos do convento e sua propriedade, desde 1672.
Muitos anos se passaram e mais precisamente no dia 26 de Junho de 1927 o Parque da cidade foi inaugurado com uma grandiosa e brilhante festa como reportou o jornal "O Democrata" de 2 de julho de 1927. Nesta data fora assim concretizado o projecto do Dr. Lourenço Peixinho que tinha adquirido a antiga Quinta do Germano para a transformar no Parque da cidade. Contíguo ao Jardim Público, este local era caracterizado como uma mancha destoante. Contudo apesar de opiniões desfavoráveis de alguns opositores políticos na altura, o Drº Lourenço Peixinho havia conseguido transformar aquele vale pantanoso e improdutivo num espaço verde, atractivo e de lazer que se mantém actualmente, constituindo o principal pulmão verde da cidade. O nome dest e Parque homenageis o Infante D.Pedro, filho de D. João I, que este fez Duque de Coimbra, Senhor de Montemor-o-Velho e Aveiro.
Fonte:Neves, A.,1984. Aveiro história e Arte. Aderav (Associação de Defesa do Património Natural e Cultural da região de Aveiro)
{ 11 de Maio, no Parque Inf...
{ Dinamizar o Parque por um...
{ Regresso às Cidades Criat...
{ Avaliação de AP do 2º Per...
{ Trilho do Parque Municipa...
{ Vídeos no Youtube
{ Visita à Fábrica da Ciência Viva
{ Cidade
{ Turismo & Ex-líbris
{ Associação de Municípios da Ria
{ Ensino
{ Arte & Cultura
{ ADERAV 1
{ ADERAV 2
{ Ciência & Tecnologia
{ Fábrica - Centro de Ciência Viva
{ Nartural
{ Biorede
{ Ambiente
{ SIMRIA
{ Indústria
{ Associação Industrial do Município de Aveiro
{ Media
{ O Aveiro
{ Vagos FM
{ Para mais informação
{ + Sobre Nós