No dia 28 de Fevereiro, o nosso grupo, com a colaboração da professora de Área de Projecto, fomos à ETAR Norte situada na freguesia de Cacia, que se encontra a funcionar desde Junho de 2003. Trata dos efluentes provenientes de Águeda, Albergaria–a-velha, Aveiro (parte), Estarreja, Murtosa, Oliveira do Bairro e Ovar.
O tema escolhido pelo nosso grupo nesta etapa do projecto é relacionado com a ecologia, pelo que achámos interessante visitar este local para enriquecer o nosso trabalho.
Iniciámos a visita pela sala de recepção, acompanhados pela Sr.ª Palmira Gaiola, onde vimos uma maquete sobre todo o recinto.
Foram–nos explicadas as diferentes fases do tratamento na ETAR. O trabalho é dividido em três fases principais :
· Pré – Tratamento;
· Tratamento Primário;
· Tratamento Secundário.
O Pré - Tratamento é composto por três fases :
à Gradagem
à Desarenamento
à Desengorduramento
Em seguida o efluente passa para o decantador primário, passando à fase de Tratamento Primário onde daí saem as chamadas lamas primárias. Estas lamas seguem o seu trajecto para o espessador. Em seguida passam para o digestor primário onde é feito o seu aquecimento e, por conseguinte, para o digestor secundário e gasómetro.
As lamas passam então, para a fase de desidratação e em seguida para o seu armazenamento. O efluente que não sai como lama primária segue para a fase denominada por Tratamento Secundário onde passa no reactor biológico e de seguida no decantador secundário. Daqui, seguem directamente para o espessador na forma de lamas secundárias. Pode ainda, haver uma recirculação do efluente que se encontrava no decantador secundário, voltando ao decantador primário e assim continuar o seu trajecto normalmente.
As lamas secundárias após entrarem no espessador têm o mesmo procedimento que as lamas primárias.
No final, o efluente tratado é rejeitado na estação elevatória IGI e posteriormente descarregado e posteriormente descarregado no Oceano Atlântico através do Exutor Submarino de S.Jacinto.
Gostámos imenso da visita, que nos proporcionou conhecer coisas novas e interessantes. Foi-nos dado um panfleto sobre o funcionamento da SIMRIA.
Para mais informações: http://www.simria.pt
{ 11 de Maio, no Parque Inf...
{ Dinamizar o Parque por um...
{ Regresso às Cidades Criat...
{ Avaliação de AP do 2º Per...
{ Trilho do Parque Municipa...
{ Vídeos no Youtube
{ Visita à Fábrica da Ciência Viva
{ Cidade
{ Turismo & Ex-líbris
{ Associação de Municípios da Ria
{ Ensino
{ Arte & Cultura
{ ADERAV 1
{ ADERAV 2
{ Ciência & Tecnologia
{ Fábrica - Centro de Ciência Viva
{ Nartural
{ Biorede
{ Ambiente
{ SIMRIA
{ Indústria
{ Associação Industrial do Município de Aveiro
{ Media
{ O Aveiro
{ Vagos FM
{ Para mais informação
{ + Sobre Nós